No sono não existe dor (...)
O Clube das Bonecas foi publicado em 2023. Terrível, perturbador, frio, doentio e cruel, o segundo livro de Monica Dombroski reforça o estilo da autora, revelando as nuances mais perversas do ser humano.
A pequena cidade de Fontana enfrentava dias terríveis depois do desaparecimento de três crianças. As investigações não avançavam e muitas teorias assustavam ainda mais a população. Alguns acreditavam em afogamento no rio, outros tinham certeza de que um assassino estava a procura de novas vítimas, ou quem sabe um sequestrador havia passado por ali.
A morte seria seu perdão.
Quando Edna resolveu se mudar com a irmã Anne para a casa do rio, naquela mesma cidade, imaginava ter encontrado o lugar ideal para recomeçar a vida, deixando o passado em um lugar bem distante. As marcas e as tragédias que um dia viveu seriam, com o tempo, apagadas diante de uma rotina simples e pacata. Mas algo terrível pairava sobre o lugar, e logo ela descobriria que um terror ainda maior estava prestes a acontecer.
Seus vizinhos mais próximos eram os Sanchez, cuja filha mais nova, Sara, de apenas 9 anos, logo se aproximou de Anne. O início da amizade marca também uma série de problemas, afinal os Sanches eram vistos como miseráveis e indesejáveis por toda a cidade. Viviam de pequenas doações, restos e esmolas, para marcar e garantir a distância necessária das outras famílias e crianças. Marta Sanchez morava com o pai, já idoso, e um outro filho mais velho e especial, chamado Leo.
Não se pode ser tudo o que você é quando se está com outras pessoas (...)
A verdade é que todos têm seus segredos, e alguns deles são assustadores demais para se revelar. Edna e Sara despontam como as grandes protagonistas dessa trama. O passado pode revelar coisas assustadoras, mas o presente pode se mostrar terrivelmente perigoso. Quanto à obra, melhor não contar os detalhes para não estragar a leitura.
(...) Fontana é um lugar que as pessoas vêm para morrer.
Desde o início, o livro vai revelando segredos, e nos mantém presos a uma narrativa dentro de um cenário de horror e pesadelo. O clima é pesado, e nos leva a torcer para que nada daquilo realmente seja o que parece. Aos poucos, começamos a temer pelo desfecho, mas as peças em jogo demonstram que mais coisas estão por vir antes do ponto final.
O primeiro livro da autora, Eles precisam morrer se passa também na cidade de Fontana e percebemos muitas características em comum entre as duas obras, embora com tramas bem diferentes. Com uma narrativa aparentemente leve, mergulhamos em um contexto imensamente pesado, muitas vezes de revirar o estômago e nos encher de revolta. Suas personagens, mesmo as secundárias, são bem construídas e relevantes, com personalidade que justificam suas ações ou falta delas.
A vida tem a ver com sobreviver a cada dia (...)
Com 318 páginas, fonte e espaçamento confortáveis, O Clube das Bonecas, é simplesmente apavorante. A sociedade cria seus monstros e, muitas vezes, não enxergamos o perigo ao nosso lado. Monica Dombroski é um nome que merece estar entre os autores do gênero que se destacam. Se ficou curioso para descobrir mais sobre o Clube do título, não deixe de ler essa obra.
A gente sempre chega ao mesmo lugar mesmo indo por caminhos diferentes.
Boa Leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.