slide-slick

Resenha: A casa dos pesadelos - Marcos DeBrito (Faro Editorial)

em sábado, 28 de dezembro de 2024

Alguns traumas são difíceis de superar.  Outros, seria melhor esquecer.



O livro A Casa dos Pesadelos, de Marcos DeBrito, foi publicado pela Faro Editorial.  Quando cruzamos a fronteira entre sonho e realidade é impossível esquecer.  Alguns pesadelos são cruelmente reais!


Tiago tinha apenas 6 anos quando enfrentou seus piores pesadelos durante um passeio na casa da avó Célia.  Agora, 10 anos depois, ele volta ao mesmo lugar com a mãe Laura e o irmão caçula para passar as férias.  Depois de inúmeras sessões de terapia, o rapaz está disposto a enfrentar seus traumas e encarar seus medos, provando para si mesmo que tudo o que viveu naquele antigo casarão não foi real.


Aos poucos, Tiago percebe que o local guarda velhos segredos, como o misterioso quarto do avô que está fechado desde sua morte.  Diante do lugar intocável e dos passos assustadores durante a madrugada, o adolescente percebe que a ameaça continua.  Agora, a figura sinistra está de volta colocando em perigo Bruno, seu irmão indefeso.



Para defender o irmão e desvendar os mistérios que cercam o lugar, Tiago precisa reviver seus pesadelos e confrontar a criatura misteriosa.  Juntando as peças de um quebra-cabeça assustador, ele segue uma linha perigosa que vai desvendando segredos obscuros escondidos naquela casa, em uma reviravolta apavorante.


Algumas coisas nunca deveriam ser ditas (...)



Durante a leitura achei que muitos temas deveriam ser explorados com mais profundidade, afinal havia elementos importantes para  se considerar no desfecho.   A ideia do enredo é boa, mas personagens e situações não contribuíram para criar a atmosfera mais complexa que certamente o livro merecia.   O autor tem uma escrita fluída, o grande problema é que a narrativa simples não permitiu a exploração das nuances delicadas que deveriam ser exploradas.  A sensação de estar acompanhando uma aventura juvenil, se contrapõe às expectativas criadas pela capa, e ainda mais com o ápice da obra.


A edição está linda!  Com 144 páginas, fonte e espaçamento confortáveis, A Casa dos Pesadelos contém ilustrações e algumas páginas na cor laranja que enriquecem a obra.  Estou ansioso para ler O Escravo da Capela, livro do mesmo autor, bastante elogiado pela crítica, que aliás conheci no stand da Editora na Bienal Internacional do Livro de 2018 em São Paulo.


Boa leitura!



Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
1ª Edição (2018)
Páginas: 144
Dimensão: 15,7x23
ISBN: 978-85-958009-9


Sobre o Autor:


É cineasta, escritor e professor de direção e roteiro. Nascido em Florianópolis, é graduado em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especializado em narrativa, teve aulas com Robert McKee em seu célebre seminário Story, a partir do qual criou sua própria oficina de direção e roteiro audiovisual, realizada em diversos locais pelo Brasil, e também o curso Fundamentos de roteiro e narrativa que ministra por EAD na LabPub. Escreveu, dirigiu e produziu vários curtas e longas-metragens de suspense e terror, pelos quais já foi premiado diversas vezes dentro e fora do país, inclusive ganhando dois Kikitos no prestigiado Festival de Gramado, em 2001 e 2007. Participa constantemente de painéis, eventos e mesas sobre terror e suspense, e já tem seu nome consolidado na literatura nacional, tanto por sua qualidade quanto pelo seu sucesso de vendas. (Fonte:  Faro Editorial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo