Pax, da autora Sara PennyPacker, foi publicado no Brasil pela Intrínseca. Uma jornada envolvente e cativante mostrando a força da amizade entre um menino e uma raposa.
A guerra destrói tudo em seu entorno. A crueldade das batalhas vai além das coisas físicas, e afeta profundamente pessoas, famílias e as relações com o mundo. Mas falar sobre isso é apenas apresentar ao leitor um cenário para uma grande jornada movida por um sentimento que contrasta com tudo isso.
Peter, um garoto de doze anos, aprendeu a conviver com a falta da mãe e a lidar com o jeito áspero do pai. Ao encontrar um pequeno raposinho órfão, os dois criam um elo de amizade que nada poderá separar. Então a guerra se aproxima e seu pai decide servir ao seu país. Para ficar em segurança, Peter terá que passar um tempo na casa do avô, mas para isso não poderá levar sua raposa domesticada.
Forçado, Peter solta Pax, sua raposa, na floresta, sem coragem de lutar contra o pai por seu companheiro inseparável. A partir daí, na casa do avô, o garoto percebe que aquele abandono abria um buraco em seu peito, como se um pedaço dele houvesse ficado para trás, e parte em uma aventura perigosa e arriscada para resgatar seu amigo.
Em um lugar distante, sozinho no meio da floresta, Pax, a raposa domesticada, terá que aprender a sobreviver em um lugar cheio de perigos e ameaças, enfrentando o medo, inimigos e a fome. Mas a raposa sabe que precisará ser forte se quiser encontrar novamente o seu menino.
Narrado em capítulos alternados na visão de Peter e Pax, o livro nos encanta e emociona, e nos faz torcer para que se encontrem no final. É uma jornada de desafios, descobertas e amadurecimento, e a única certeza que temos é que nada será fácil nesse desafio.
Enquanto Peter conhece Vola, uma ermitã que tenta curar suas cicatrizes de guerra; Pax faz novas amizades que o ajudarão a sobreviver na natureza. Peter aprenderá com Vola sobre perdão e recomeços, e encontrará a própria essência ao lidar com seus monstros interiores. Pax encontrará em Cinzento, Miúdo e Arrepiada, uma família de raposas, o lado selvagem que perdeu ao ser domesticado.
A autora representou de forma envolvente os capítulos na visão de cada personagem. Ao representar os animais, ela soube traduzir o comportamento e os gestos, apresentando diálogos que nos introduzisse nesse universo sem perder a dramaticidade da narrativa.
Pax é uma história sensível que fala de amizade e perdão. O livro tem 288 páginas, capa dura, folhas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis e ilustrações de Jon Klassen. É triste, emocionante e intenso, mas também é um aconchego na alma acompanhar um enredo tão lindo que fala de um nobre sentimento, puro e bonito, entre um menino e sua raposa. Quer saber se no final eles se reencontram?! Só lendo pra saber! Mas vou logo avisando: preparem o coração porque a emoção será grande.
Boa leitura!
(...) saiba que todos os sentimentos são perigosos.
Sobre a Autora:
Sara Pennypacker é autora premiada de diversos livros infantis, entre eles a série Clementine. Divide seu tempo entre os estados da Flórida e de Massachusetts, onde, além de escrever, dá palestras em escolas e universidades sobre literatura infantil. Pax é seu primeiro romance publicado no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.