slide-slick

Resenha: Depois de Você (Jojo Moyes) - Intrínseca

em quarta-feira, 24 de agosto de 2022

(...) nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás.

 

  

Depois de Você, de Jojo Moyes, foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.  Muitas vezes é difícil recomeçar, e percebermos que as feridas não se curam sozinhas.  Ao longo da vida, preencher os vazios criados pelas perdas pode ser impossível, mostrando que só nos resta ampliar nosso horizonte, aprendendo a lidar com tais lacunas.

 

Após o final devastador de Como eu era antes de você, os leitores queriam saber o que o futuro preparava para a doce Lou.  Seria possível seguir em frente?  O primeiro livro dessa trilogia foi adaptado para o cinema e conquistou inúmeros fãs, que se apaixonaram e sofreram junto  com a jovem e encantadora personagem.    Após as última linhas do livro anterior, cada um dos leitores desejou que algo bom acontecesse a ela.  É como se a conhecêssemos e quiséssemos protege-la de mais sofrimentos. Eis aí a magia da leitura!


Dezoito meses após a partida de Will, agora morando em um pequeno apartamento de Londres, Louisa Clark trabalha no Shamrock and Clover, um pub irlandês no aeroporto da cidade.  Diante de uma vida monótona e aparentemente sem sentido, ela ainda tenta se reconstruir e descobrir novos caminhos, mas sente-se completamente perdida em sua dor.  A necessidade de superar as perdas e as dores do passado que a impedia de viver, se tornava cada vez mais imperativa com todas as cobranças da família.   

 

Todos nós temos medo (...)

 

 

Recomeçar nem sempre é fácil!  Isso Lou logo percebe.  Os novos relacionamentos são superficiais e passageiros, como se houvesse um clima de traição com alguém que não estava mais ali, e que jamais voltaria.  Acho que nem mesmo os leitores estavam de imediato prontos para vê-la com um novo amor.   É um livro que fala sobre perdas, mas acima de tudo superação.


Sam Fielding é um paramédico que dedica sua vida para salvar pessoas, enquanto também tenta curar suas próprias feridas.  Vivendo em um vagão de trem de forma simples e rústica, ele sonha com dias melhores e uma vida tranquila, mas um turbilhão de sentimentos está prestes a movimentar sua vida. 


Você não precisa deixar que uma única coisa seja aquilo que define quem você é.

 

O destino tem muitas artimanhas, colocando Lou e Sam no mesmo caminho.  O que poderia ser algo casual e passageiro transforma-se em uma nova oportunidade para recomeçar.  Dividindo suas dores e esperanças, os dois aos poucos tentam descobrir se a felicidade ainda é um sentimento possível depois de tantas perdas. 

 

 

Mesmo que Depois de Você dê espaço para um novo romance, o livro tem um foco maior no aparecimento de Lily, uma garota rebelde que acaba se aproximando de Lou, trazendo com ela lembranças de um passado antes desconhecido.   Mais uma vez a personagem terá que lidar com suas escolhas e as consequências delas em sua vida.


Personagens do livro anterior também têm espaço nessa nova trama, resgatando a essência da obra.  A família Clark garante momentos divertidos, principalmente com a relação entre Bernard e Josie, os pais de Lou.  Novos personagens também deixam o enredo mais dinâmico e ajudam a contextualizar a atmosfera, como os integrantes do Grupo Seguindo em Frente, frequentado por Lou.  

 

A morte nunca faz sentido. 

 

Com 288 páginas, folhas amareladas, fonte pequena (edição Avon) e espaçamento reduzido, Depois de Você cumpre seu papel para nos contar como a encantadora Louisa Clark seguiu em frente.  Seguimos com ela e entendemos como é difícil recomeçar.  Foi como mergulhar no fundo do poço e entender cada uma das suas atitudes, mesmo muitas vezes não concordando com elas.  Depois da última página, fica o desejo de saber o que acontecerá depois, portanto estou bastante ansioso para ler o terceiro e último livro da trilogia que se chama Ainda sou eu. A tradução é de Adalgisa Campos da Silva.  Tenham uma ótima leitura!


 

Pois é.  Já pensei muito sobre isso.  Aprendemos a conviver com a perda , com as pessoas que  nos deixam.  Porque elas permanecem conosco, mesmo não estando vivas, mesmo não respirando mais.  Não é a mesma dor avassaladora que sentimos no começo, aquela que nos invade e dá vontade de chorar nos lugares errados, que nos deixa irracionalmente irritados com todos os idiotas que ainda continuam vivos, enquanto quem amamos está morto.  Mas aprendemos a nos adaptar.  É como se acostumar com um buraco dentro de nós.

 

Depois de Você (#2)
Autora : Jojo Moyes
Editora Intrínseca
1ª Edição (2016)
Páginas 288
ISBN 978-85-8057-813-3


 

 Sobre a Autora

 

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent, de onde saiu em 2002 para se dedicar integralmente à carreira de escritora. É autora de mais de dez livros, entre eles A última carta de amor, Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás e Um mais um, publicados pela Intrínseca. Como eu era antes de você, seu romance de maior sucesso, vendeu mais de oito milhões de exemplares em todo o mundo, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema com Sam Claflin (Jogos vorazes) e Emilia Clarke (Game of Thrones). Uma das poucas escritoras no mundo a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de mais vendidos do The New York Times, Jojo mora em Essex com o marido e os três filhos.



2 comentários:

  1. Oi, Evandro apesar do sucesso destes livros, ainda não li nenhum, tenho vontade de lê-los, mas minha lista de leitura só aumenta kkkk

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha lista de desejados também só aumenta, fora uns que tenho na estante. Obrigado pela visita.

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.

Topo