(...) uma dor não desaparece simplesmente porque sobrevivemos a ela.
O Mestre dos Abraços - Um olhar humano sobre o sofrimento, de Celso Traub, foi publicado em 2020 pela Editora Batel. A vida se apresenta de modo singular para cada um de nós. As alegrias, amores, frustrações e medos estão ligadas diretamente ao nosso ângulo de visão. Às vezes é preciso alguém que nos guie por esse caminho.
Meus impulsos permanecem contidos. Mas eu os sinto.
Inevitavelmente, entre conquistas e alegrias, as dores fazem parte do crescimento e amadurecimento do ser humano. Durante as últimas duas décadas o Psicoterapeuta Celso Traub reuniu diversos casos que passaram por seu consultório, e outros que vivenciou ao longo de seus estudos e vida profissional. É assim, em meio a muitas histórias ouvidas de seus pacientes, que o autor passeia por suas lembranças, expondo suas próprias cicatrizes nesse livro.
O mestre permanece vivo em mim.
A presença do pai moldou no menino as características fundamentais que carregou para a vida adulta. Quando partiu, sua ausência deixou mais que lembranças, deixou ensinamentos e um vazio que se estendeu ao longo da vida. Suas conquistas até hoje são dedicadas ao pai, O Mestre dos Abraços. As dificuldades, as dores e alegrias que sentiu tornaram-se instrumentos que o ajudou a se conectar com seus pacientes e suas angústias.
O vazio adormece nossas necessidades.
Sentia-se distante da mãe, que nunca lhe pareceu afetuosa, falta que carregou pela vida. Todo esse sentimento é quase um desabafo, uma mágoa, mas a visão dos acontecimentos são muito particulares para analisar todas as coisas de uma forma mais ampla. Talvez a inocência do menino não o deixou enxergar verdadeiramente a mulher que existia por detrás da máscara usada pela mãe com a aparente falta de carinho.
Nunca aprisione uma pessoa que está em sofrimento. Sempre deixe uma saída de emergência.
A ligação entre suas próprias memórias com os problemas apresentados por seus pacientes, que ganham capítulos com seus próprios nomes, funciona perfeitamente. Cada história é como um pequeno conto, mas que ganha amplitude explorando as experiências e as memórias do autor. Cada sessão em seu consultório é o retrato de alguém aprisionado que anseia por liberdade. É muito interessante perceber a relação médico/paciente, e a forma como Celso Traub os ajuda a lidar com suas dores, frustrações, medos e dilemas.
Ocultar a realidade é relativamente simples, num primeiro momento.
Com 272 páginas, folhas amareladas, 30 capítulos, letras e espaçamento confortáveis, o autor nos conduz de forma emocionante através de seus relatos. O amor pelo pai se destaca diante de tantas histórias, e é a grande homenagem feita por Celso em O Mestre dos Abraços. Uma escrita sensível e emocionante que, com certeza, fará o leitor se reconhecer muitas vezes em diversas passagens.
Muitas de nossas capacidades dormem profundamente dentro de nós, aguardando serem necessárias.
Boa leitura!
Autor : Celso Traub
Editora Batel
Edição : 1ª Edição (2020)
Páginas : 272
ISBN : 978-65-87133-01-0
Sobre o Autor
Celso Traub nasceu em 1959 no bairro Bom Fim em Porto Alegre. É filho e neto de refugiados russos que se estabeleceram no sul do Brasil em busca de uma vida melhor. Desde criança foi apaixonado pelos livros e pela ativa cena cultural da sua cidade.
Formou-se médico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde conheceu a Psiquiatria e grandes professores. Nas últimas duas décadas é Psicoterapeuta em seu consultório privado na Lagoa da Conceição, na turística ilha de Florianópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.