Mas, como sabemos que o custo de um profissional como esse pode encarecer e até inviabilizar um projeto, nada melhor do que seguir algumas dicas que vão facilitar o seu trabalho na hora de escolher o seu balcão para cozinha. Esse móvel, que vem chamando a atenção pela sua versatilidade, já ocupa um espaço central na cozinha, servindo tanto para o preparo de alimentos quanto para as refeições.
Nos próximos parágrafos, vamos entender melhor como você pode incluir o balcão para armário de cozinha no seu ambiente e explorar todas as possibilidades que ele pode oferecer para você, tanto em termos de funcionalidade quanto de decoração. Continue a leitura!
Atenção com o espaço disponível
Esse é um fator que influencia bastante na escolha do balcão para pia de cozinha. Isso acontece porque os modelos de cozinhas americanas, em que os móveis são integrados uns aos outros, criam uma sensação equilibrada de harmonia no ambiente. Se ela não for respeitada, pode atrapalhar na hora de encontrar um lugar para o móvel, especialmente se ele for grande.
Tendo isso em vista, compare, sempre que possível, as medidas do móvel com a área em que ele será instalado para não passar por surpresas na hora de “encaixar todos os móveis e eletrodomésticos no lugar”. Uma fita métrica consegue dar conta do recado facilmente, oferecendo todas as informações que você precisa para não errar na escolha do seu balcão móvel para cozinha.
Quantidade de gavetas e nichos
Esse detalhe não pode passar despercebido de jeito nenhum, já que uma família grande pode precisar de várias utensílios de cozinha para preparar e servir as refeições. Aqui entram panelas, pratos, tigelas, travessas, talheres, copos, xícaras, canecas e tudo o que você puder imaginar que será usado no café da manhã, no almoço e no jantar.
Portanto, a quantidade de gavetas e nichos deve ser compatível com o número de itens para cozinha que você possui. Não se esqueça também do peso suportado pelo móvel e da organização das peças que vão ficar no seu interior. Você não vai querer passar pela situação constrangedora de abrir uma das portas do balcão e presenciar uma avalanche de utensílios, não é mesmo?
Tipo e qualidade do material
Com tantos tipos de madeiras no mercado, fica difícil saber qual escolher. No entanto, conhecer as características de algumas pode ajudar nessa tarefa. Atualmente é possível encontrar, no mercado, balcões para cozinha em MDF, MDP e madeira rústica. O MDF é produzido a partir da aglutinação de fibras de madeira, o que facilita a aplicação de tintas, vernizes e até a colagem com outras peças de madeira.
Já o MDP é feito com base em uma gramatura de madeira maior no centro e duas menores em ambas as extremidades. Essa construção torna esse tipo de madeira mais resistente a deformações. Ele é mais indicado para móveis que são produzidos individualmente e não passam pelo processo de usinagem, isto é, são moldados por máquinas até um formato pré-determinado.
Por fim, temos a madeira rústica que oferece a melhor qualidade de todas, tanto pelo acabamento quanto pela resistência. Ela é indicada para cozinhas com a decoração voltada para o rústico e campestre. E por falar em decoração, este é o assunto do próximo tópico.
Decoração da cozinha
Uma cozinha funcional e organizada facilita o preparo de qualquer refeição, mas a questão estética também influencia na forma como as pessoas se relacionam com o ambiente e se sentem bem nele.
Um balcão para cozinha em tom neutro, por exemplo, se encaixa melhor em uma cozinha no estilo moderno, onde o minimalismo, a elegância e charme estão presentes. Já um móvel colorido combina com a decoração retrô que é conhecida pela forma como cai bem em ambientes quentes, animados e coloridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Deixe sua mensagem, é muito bom saber sua opinião.