A HQ Caverna do Ladrão, do roteirista Rodolfo Santullo (Uruguai) e do desenhista Jok (Argentina), foi publicada no Brasil pela Editora Jambô no final de 2018. Com boas ideias e personagens interessantes, essa revista promete movimentar o universo fantástico com muita ação, confusão e humor.
Clique nas fotos para ver em tamanho maior.
Em suas 96 páginas se encontram 7 histórias protagonizadas por personagens da pior espécie. Mas calma, amigo leitor. Acredito que, amando ou odiando essas figuras, você não conseguirá largar essa revista até chegar ao fim. Os traços são firmes e de personalidade. Cada quadrinho apresenta um universo a ser explorado, e a sequência é bem elaborada. Os balões de fala são bem posicionados, aproveitando os espaços de forma que não prejudica as ilustrações.
Cada história representa um capítulo e, algumas vezes, faz pequenas referências a ações do passado. Mesmo podendo ser lido de forma aleatória sem maiores problemas, aconselho seguir a ordem cronológica, pois muitas piadas perderiam o sentido, já que o leitor não teria conhecimento de alguns detalhes anteriores.
Em Caverna do Ladrão, os roteiros são dinâmicos e criativos, prendendo o leitor à cada página. As histórias são cheias de ação e recheadas de humor. Todas as personagens tem uma índole duvidosa, como ladrões, saqueadores, mentirosos, desleais e impostores.
A capa mostra dois ladrões conhecidos do reino em uma missão mais ou menos possível. Bolgir Mãosleves e Ednor, o Perguntador formam uma dupla, um tanto atrapalhada, que comete grandes (e pequenos) roubos no reino. Sempre com planos recheados de esperteza, com desfechos nem sempre esperados, esses dois vivem se metendo em altas confusões. Essas figuras são bastante atrapalhadas e acabam sendo os grandes protagonistas da revista, ganhando destaque mesmo quando fazem a figuração.
Outras personagens também se destacam como a poderosa bruxa Matyl e todos os seus poderes. A elfa Kathya Três Tiros e seus comparsas também aprontam muita confusão. Para formar essa trupe ainda temos Milkyn "Carvaho", Olig Doisdentes, Vlint - o Cérebro, Magnus - o Magnífico, Volvar Duas Cabeças, Moll - o mago, e muito mais.
O último capítulo reúne todos os vilões em uma só história. Claro que isso só poderia terminar em mais confusão. Santullo e Jok, os mesmos autores de Quarenta Caixões (também publicado pela Jambô Editora), recebem dois artistas convidados que assinam um dos episódios, o Magnus (roteiro) e o Dario Brabo (arte). É interessante a forma como cada um trabalha seu estilo próprio com as mesmas personagens, tudo isso sem desvirtuar a essência já construída de cada um. Muito legal!
As ilustrações de Caverna do Ladrão são em preto e branco, as folhas são brancas, com excelente espessura. Ótimo para folhear. Uma dica legal para quem curte histórias em quadrinhos, baseadas no cenário medieval fantástico. Não deixem de conferir no site da Jambô Editora, essa e outras histórias recheadas de aventura.
Caverna do Ladrão (quadrinhos)
Rodolfo Santullo e Jok
Jambô Editora
Formato: 20,50x27,5 cm
96 páginas
Brochura
Preto e Branco
Onde Comprar:
* Livro recebido através da Editora Jambô
Nunca me interessei muito por quadrinhos, mas esse me chamou atenção não só pela capa, ele parece ser muito divertido
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de ler
Abraços
Preguiça literária
Oi, Geandra. Eu sempre gostei de quadrinhos, principalmente na infância. Agora retornei a esse universo e ainda encontrei o mesmo fascínio.
ExcluirOlá tudo bem? A caverna do dragão tem uma ilustração que me remete a minha infância ,com esse cenário medieval .me parece uma leitura bem divertida.
ResponderExcluirAs ilustrações são ótimas. O título é Caverna do Ladrão, eu também cheguei a confundir no primeiro momento, pois é bem parecido e a sonoridade nos remete ao desenho antigo.
ExcluirQue livro bem ilustrado, não leio quadrinhos faz tempo e fiquei curiosa com esse título.
ResponderExcluirFazia tampo que também não lia quadrinhos. Espero ter muitas oportunidades daqui pra frente porque adoro.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa, que HQ show. Fiquei bem interessado na história, muito bem feito mesmo. Anotada a dica.
ResponderExcluirQue bom que gostou. É muito bem feito. Os autores já são reconhecidos dentro desse universo. Coisa boa.
ExcluirFiquei encantada com as ilustracoes do livro, que máximo, quanto capricho! Com certeza esse livro deve ser envolvente a cada página! Amei conhecer! Muito boa indicação!
ResponderExcluirOi Vany. Eu adoro quadrinhos e são histórias rápidas, divertidas e muito legais.
ExcluirAs ilustrações dessa HQ também me impressionaram, estão muito bem feitas, chamam a atenção. A história parece ser bem envolvente, com páginas recheadas de muitas aventuras! Uma ótima pedida para os fãs de quadrinhos!
ResponderExcluirOi, Patrícia. A ilustração está incrível mesmo.
ExcluirDesde pequeno tenho paixão por HQ's, tal gosto me acompanha até os dias e nem preciso dizer o quanto fiquei empolgado com Caverna do Ladrão, inclusive pela sonoridade se assemelhar a um famoso desenho que vive até hoje no imaginário afetivo das pessoas, não é mesmo? Fiquei curioso!
ResponderExcluirAbraços!
É verdade! A caverna do dragão também vive em meu imaginário. Eu sempre fui apaixonado por HQ e Caverna do Ladrão veio cumprindo o seu papel de bons momentos de leitura.
ExcluirFaz muito tempo que não leio quadrinhos, até porque eles meio sumiram.
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha sobre a Caverna do ladrão, pelo jeito os personagens são bem cômicos.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Oi. Tem muitos quadrinhos de qualidade no mercado. Concordo que não vemos muito na grande mídia, mas estão por aí. Na Jambô mesmo tem vários.
ExcluirAs ilustrações me fez viajar ao meu tempo de infância, eu amo um livro com quadrinhos Interessantes ....Caverna do ladrão, por um momento eu pensei que estava vendo (Caverna do Dragão). Uma mistura de O Senhor dos Anéis. Adorei a resenha, ainda nao conhecia o livro e fiquei bem curiosa com o enredo.
ResponderExcluirOlá, muitas pessoas aprenderam a apreciar os livros justamente pelos quadrinhos. Caverna do Dragão é um clássico, amo também.
ExcluirAchei que era Caverna do Dragão, aí reli... não péra...hahahahah
ResponderExcluirÉ referência mesmo? adorei o humor relacionado! Bjo, qjo
www.chicaslokas.com.br
rsrs Acho que essa semelhança provavelmente foi proposital ao escolher ao título para o Brasil, mas tem tudo a ver com os personagens.
ExcluirAs ilustrações são incríveis, com certeza é um livro que leria, e adorei a confusão que eu fiz lendo " a caverna do Dragão " kkk Ótima resenha!
ResponderExcluirkkkk As ilustrações e o roteiro são incríveis. Virei fã dessa dupla.
ExcluirOlá, tudo bem Evandro?
ResponderExcluirAchei super legal a sua resenha, gosto da Editora Jambô, tem ótimo conteúdo. Vou anotar a sua dica e já me amarrei em "Caverna do Ladrão".
Abraço!
Que bom que gostou! No site da editora tem muitas novidades dentro do gênero.
ExcluirQue bela recordação ...Eu me lembro quando os quadrinhos estavam bem em alta e tinha inúmeras revistas especializadas neste segmento ..
ResponderExcluirVou conferi..Muito Obrigado pela dica ..
www.robsondemorais.blogspot.com.br
Tem muita coisa nova no mercado, Robson. Algumas editoras estão investindo em peso no seguimento.
Excluir