Falar não significa ter uma boa comunicação.
O livro Manual Estratégico de Comunicação Empresarial/Organizacional é um estudo realizado pela autora Shirley Cavalcante e foi publicado em 2012 pela Editora A União. Tendo como tema a comunicação; o livro aborda conceitos e ferramentas necessárias para um resultado dinâmico e eficaz, gerando impacto positivo entre os elementos envolvidos.
O estudo é indicado para alunos, professores e profissionais que desejam
conhecer em detalhes a importância da comunicação nas empresas e
organizações, seja qual for sua área de atuação. Levando em consideração que a comunicação é um elemento essencial nas relações humanas, acredito que muitos pontos levantados possam ser facilmente adaptados e inseridos em nossas vidas pessoais, trazendo grandes benefícios em nossos relacionamentos.
Através da comunicação, uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa (...)
A comunicação é uma arte e vai muito além de conhecimentos técnicos. É
preciso saber a hora de falar ou de calar-se. Uma simples pausa ou um olhar expressivo
pode ter um efeito positivo ou negativo na mensagem a ser transmitida.
Isso tudo se aplica também em nossas relações pessoais e, com certeza,
deve ser levado em conta no nosso dia a dia.
Shirley
nos mostra que outros elementos durante uma conversa podem ter um peso
maior sobre o resultado do que a própria palavra. Fatores como o tom de
voz e os gestos são ainda mais relevantes no contexto do que a
própria fala. Detalhes assim, já estudados por outros autores, podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma negociação, ou podem guiar o rumo de uma simples conversa em nossa vida pessoal.
Para que exista comunicação, é necessário que se tenha entendimento do que se quer transmitir.
O mundo corporativo é estruturado por diversos tipos de relações. Com a globalização, a concorrência aumentou e se fez necessário a adaptação de um modelo de comunicação que seja eficaz dentro de cada realidade. Não existe um padrão propriamente dito, não há fórmulas mágicas, já que os elementos sempre se alteram, tornando necessário a personalização a cada novo cenário.
Uma empresa deve sempre estar atenta aos seus clientes e concorrentes. Conhecer um pouco mais sobre esse universo mágico da arte de se comunicar pode fazer muita diferença em um mercado em constante transformação.
Além de abordar assuntos como relações públicas, assessoria de imprensa, responsabilidade e marketing social, a autora Shirley Cavalcante mostra a existência dos ruídos de comunicação que podem interferir na mensagem a ser enviada ou recebida, prejudicando a comunicação. Ela também nos mostra a existência de canais informais para os quais a empresa deve estar atenta. Quando a mensagem não for extremamente clara e completa, pode gerar grandes transtornos no diálogo.
Muitos profissionais têm um bom conhecimento técnico,
mas
não conseguem transmiti-los, pois não possuem habilidades de comunicação
oral.
Um capítulo bastante interessante é o que fala da comunicação mercadológica e suas variantes. Nesse contexto conhecemos a história do marketing e a importância de sua correta aplicação. É interessante conhecer o que difere a propaganda da publicidade; ou reconhecer o merchandising e o marketing direto.
Com 112 páginas, folhas brancas e fontes confortáveis, esse manual é um estudo importante sobre a comunicação e seus vários patamares dentro de uma organização. A linguagem é acessível para todos os leitores, mesmo que não tenham conhecimento anterior sobre o assunto. O estudo mostra uma visão geral das ferramentas de comunicação, não se aprofundando em detalhes específicos, o que fica a cargo do interesse de cada leitor em buscar novas fontes de pesquisa. Os resultados esperados serão alcançados a partir das escolhas das ferramentas de comunicação disponíveis e que se adequem para cada tipo de empresa, assim como sua correta utilização. O conhecimento e o preparo das pessoas envolvidas em todo o processo é de extrema importância para o sucesso das aplicações.
Tenham uma ótima leitura!
Tenham uma ótima leitura!
As ferramentas utilizadas pela comunicação são dinâmicas, únicas, momentâneas, quando faladas; mas eternas, quando escritas. São capazes de tudo, quando entendidas; ou de nada, quando não compreendida.
Manual Estratégico de Comunicação Empresarial/Organizacional
Autora: Shirley Cavalcante
Editora: A União
Edição: 1 (2012)
Páginas: 112
Dimensão: 15x21cm
ISBN 978859835796-0
Sobre a Autora:
Shirley M. Cavalcante é ativista cultural, administradora do projeto Divulga Escritor, Editora da Revista Acadêmica Online, Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia, jornalista, radialista. Graduada em Comunicação Social pela UFPB, especialista em gestão empresarial e de pessoas, assessora e consultora de Comunicação e Marketing, Consultora Editorial, e diretora executiva da SMC Comunicação Humana. Em seu trabalho, ela utiliza a Comunicação como ferramenta estratégica para a solução dos conflitos existentes nas Relações Humanas.
Acadêmica Correspondente da Academia de Artes Ciências e Letras de Iguaba Grande – RJ, da ARTPOP - Academia de Artes de Cabo Frio.
Membro efetivo do CONINTER – Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Arte, ocupando a cadeira de N. 17 – Patronesse Cecília Meireles, Comendadora, tendo recebido do CONINTER a comenda da Ordem do Mérito Histórico – Literário Castro Alves, por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da literatura Lusófona.
Em 2014 recebe, do CONINTER, prêmio “Cecília Meireles” de Literatura, Poesia, Jornalismo e Ativismo Cultural.
Em 2015, recebeu do Movimento da União Cultural - Clube dos 21 irmãos-Amigos de Taubaté o título de Construtor da Brasilidade e o Prêmio do Grande Mérito Literário-2015.
Em 2016 é nomeada pelo CONINTER Senadora Cultural Acadêmica para o Estado da Paraíba, representando oficialmente o Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Arte em reuniões e eventos culturais e acadêmicos.
É autora do livro: Manual Estratégico de Comunicação Empresarial/Organizacional.
Fonte: https://www.divulgaescritor.com/sobre-nos/
Fonte: https://www.divulgaescritor.com/sobre-nos/
Divulga
Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com
*Livro gentilmente cedido pela autora.
Noossa, que surpresa maravilhosa, encantada com a resenha elaborada pelo Atraentemente.
ResponderExcluirMuito obrigada Evandro, ficou perfeita. Parabéns!
Fico feliz que tenha gostado, Shirley. É sempre bom compartilhar coisas boas aqui no blog.
ExcluirMuito legal a resenha! Atualmente faço mestrado e a minha área de pesquisa é marketing/comunicação e acho que vai ser de grande ajuda para meus conhecimentos. Super concordo com a autora quando ela diz que o tom de voz pode ter, muitas vezes, um peso muito maior que a palavra. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirObrigado, Yasmin. Com certeza o livro será de grande ajuda. Ele é bem repartido e os assuntos focam nas coisas mais importantes, sem tornar a leitura cansativa. Eu já havia estudado na faculdade sobre a comunicação e esse livro foi muito bom para relembrar algumas coisas.
ExcluirAcho que esse é um grande problema em grandes empresas, por mais que se tenha um funcionário tecnico e eficaz, de nada adianta se nao houver comunicação pois a empresa ira acabar perdendo. Muito legal a sua resenha e o manual
ResponderExcluirÉ verdade, Loki. A comunicação é algo essencial nas relações, sejam humanas ou empresariais.
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirParabéns pela resenha, não deve ser fácil escrever resenhas sobre livro acadêmicos ou técnicos, confesso que nunca tentei e achei super interessante a temática do livro, vai ajudar muitas pessoas!
Abraço!
Que bom que gostou. Acredito que muitos temas do livro possam ser de utilidade na nossa vida também. Quem domina a comunicação tem um grande aliado nas relações.
ExcluirQue interessante, realmente saber se comunicar é muito importante, pode parecer fácil em um primeiro momento mas é mais complexo do que parece, ainda mais em um ambiente corporativo. Com certeza esse livro vai ajudar muitas pessoas, parabéns pelo post!
ResponderExcluirÉ verdade, Patrícia. Aqueles que se atentam para pequenos detalhes acabam se sobressaindo e conseguindo grandes conquistas.
ExcluirA gente vê o poder da comunicação e o efeito que ela exerce nas pessoas durante esse momento de eleições, por exemplo. Infelizmente nem todos sabem ou querem fazer uso dessa ferramenta para o bem, a não ser o seu próprio.
ResponderExcluirSobre o livro resenhado, eu ainda não o conheço, mas acredito que seja um ótimo material sobre o assunto.
Parabéns pelo post
É verdade, Malu. Infelizmente muitas pessoas usam técnicas e ferramentas para algo negativo.
ExcluirQue bacana este manual estratégico. Um assunto muito bem abordado e interessantíssimo. Além disso a comunicação é muito importante no meio empresarial e tbm para a vida, nos relacionamentos interpessoais.Que ótima ferramenta!
ResponderExcluirÉ um assunto extremamente interessante e que tenho grande interesse. Pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças em nossas relações diárias e profissionais.
ExcluirEsse livro é simplesmente incrível aborda assuntos importantes para quem estuda comunicação nas empresas e organizações, livros como esse são essenciais para alunos e professores, excelente a sua resenha abraços.
ResponderExcluirÉ verdade, Lucimar. Obrigado pela visita. É um assunto muito importante mesmo.
ExcluirEsse é um livro que irá ajudar muito estudiosos dessa área e sem dúvidas, é um tema que precisaria ser estudado por muitas pessoas.
ResponderExcluirÉ verdade. Parece que perdemos muito do jeito de se comunicar. Não percebemos que é essencial nas nossas relações.
Excluir