"(...) Meus segredos de amor são como almas
de borboletas flutuando em mim. (...)"
Revoada é o segundo livro de José Fernando Guedes, publicado pela Editora 7 Letras em julho desse ano. Mais uma vez o poeta demonstra uma sensibilidade apurada que não o limita ao que os olhos podem enxergar. As poesias e pequenos textos que compõem esse trabalho se integram de forma perfeita e harmônica. Em suas palavras, o homem se entrelaça ao universo, mesclando natureza, sentimentos e crenças.
Como seria bom enxergar o mundo pelos olhos desse poeta. Aquele que vê beleza nas coisas mais singelas, sem se deixar endurecer pelas amarguras da vida. Um homem que sonha e jamais deixa de acreditar. José Fernando Guedes nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É neurocirurgião e professor de neurocirugia (Unirio). Aqui no blog você poderá conferir a resenha de seu primeiro livro, Se o vento diz, publicado em 2015, pelo selo Imprimatur, também da Editora 7 Letras.
"(...) Ao estar sozinho
não sou a metade de dois,
sou somente
uma quantidade inteira de saudade. (...)"
(trecho de Quando estou deitado sozinho - p 33)
Uma das características que mais admiro na poesia de José Fernando Guedes é a facilidade de expressar um turbilhão de emoções em poucas palavras. Em cada linha ele demonstra a força e a beleza dos versos em plena sintonia com a essência da vida. O olhar desse poeta ultrapassa o visível, demonstrando que nem sempre o que não pode ser visto deixa de ser real quando a certeza vem do coração.
"(...) cada momento possui sua própria solidão. (...)"
(trecho de Momentos - p. 41)
Quando li Sakura, poesia que abre o livro, percebi o breve instante do momento presente. Esse seria apenas o primeiro passo que me levaria pelas páginas de Revoada, um livro repleto de belezas e dores, retratadas em momentos capturados pela vida ou de algum canto reservado na memória. Sim, o presente passa a cada segundo, tornando-se passado, mas podemos eternizá-los no coração e na alma. Imortalizá-los em nossa história. Clique na foto seguinte para ler na íntegra Sakura:
Mesmo diante das indagações de um futuro incerto, o poeta nunca deixa morrer seus sonhos, pois são eles encantos que abastecem a vida. As esperanças que morrem com o passar dos dias devem renascer como pássaros que vivem em nós. José Fernando Guedes divaga sobre diversos temas, nos encantando com seu talento. Podemos perceber a inocência e a beleza da superação diante das pequenas tragédias humanas, como o menino com a perna amputada, que sorri feliz, dizendo ser Saci Pererê. Ou podemos ainda nos surpreender com a modernidade de um relacionamento que se rompe à distância, pela desenfreada tecnologia, mas que jamais conseguirá ser mais forte que os sentimentos. Amor, saudade, política e fé, estão entre os assuntos que você encontrará nas páginas de Revoada.
"(...) Mas há uma misericórdia
eu sei,
que faz com que o tempo
de tempo, em tempo
me tire da água, tremendo de frio,
e me ponha para secar ao sol
à noite,
quando adormeço. (...)"
(trecho de Nadando sozinho em mar aberto - p. 29)
Ao longo de suas 76 páginas, o livro nos encanta com 50 poesias e textos de José Fernando Guedes. Todos os trabalhos envoltos em uma atmosfera poética, singela e maravilhosa. As páginas são amareladas e a capa, embora simples, é perfeita por representar exatamente o que o autor propõe. Indicado para todas as pessoas que amam poesia.
Revoada
Autor: José Fernando Guedes
Editora 7 letras
Gênero: Poesia
Páginas: 76
1ª Edição (Julho - 2017)
Formato: 14/21
ISBN: 978-85-421-0588-9
Oi, Evandro. Tudo bem?
ResponderExcluirTerminei de ler o livro recentemente e lendo a sua resenha, puder perceber que você conseguiu definir em poucas palavras a essência desse maravilhoso livro de poesia. Estava lembrando agora do poema sobre o menino que perde uma das pernas, essa poesia é muito profunda, como muitas outras que podemos encontrar em "Revoada". Muito boa a sua resenha,como sempre está de parabéns.
Abraço!
meuniversolb.wixsite.com/meuniverso
Eu gosto de poesia, acho admirável que um escritor em tão poucas palavras consiga transmitir tanta coisa, não conhecia esse livro nem o autor mas amei a resenha e deu vontade de ler tbm. bjs
ResponderExcluirOlá Evandro.
ResponderExcluirOlha, eu confesso que não costumo ler poesias, não é o tipo de leitura que me agrada, não consegue prender a minha atenção. Porém achei o livro bem interessante e gostei muito da sua resenha.
Abraços
Que magnífico o livro do José Fernando Guedes, gosto muito de poesias, poesia faz a gente viajar nas palavras. O autor deu vida ao livro nas poesias, o livro transmite muitos sentimentos, foi um prazer conhecer o José Fernando Guedes e essa obra incrível, abraços.
ResponderExcluirParabéns amado como sempre suas resenhas são maravilhosas! e está está maravilhosa! amo poesia, gostei muito de conhecer José Fernando Guedes, beijinhosssssssssssss
ResponderExcluirQue poesia linda a Sakura, gostei! Que livro lindo esse de José Fernando, que legal ser um escritor nacional! Mesmo não gostando de ler livros de poesias, esse me pareceu bem interessante! Abraços
ResponderExcluirSempre me encanta ver como um poeta tem uma percepção e uma visão especial do mundo! Tudo é intenso e singelo ao mesmo tempo. Amei o poema Sakura, de uma delicadeza incrível. Uma ótima indicação de obra a ser lida.
ResponderExcluirAdorei o poema Sakura.
ResponderExcluirGosto de poemas, faz um tempo até que não pego um livro de poesias.
Ótima resenha.
Abraços.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse autor prova que não tenho apenas um talento. Fiquei chocada quando você falou que ele é neurocirurgião e professor de neurocirugia. Uau! Podemos sempre nos reinventar e descobrir as coisas que somos bons. Que inspiração. Ótima dica de livro. Bjos
ResponderExcluirDanielle Novaes
Oi, tudo bem? Realmente, seria muito bom se pudéssemos enxergar um pouquinho do mundo sob a perspectiva desse autor. Ele mostra a intensidade das coisas, é belo e harmonioso.
ResponderExcluirBeijos.
Olá Evandro, tudo bem?
ResponderExcluirComo sempre, você nos presenteia com uma bela resenha, uma daquelas que nos faz suspirar e refletir mesmo sem ter lido o livro. A obra parece ser espetacular e carregar muita singelidade em si, com poemas que entram na nossa alma e dão o seu recado. Apenas com os trechos que você selecionou já fiquei suspirando, então imagino como seria o todo! Adorei!
Beijos!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu tinha comentado em outro blog que eu lia muita poesias e poemas quando era jovem, contudo perdi esse hábito, preciso voltar a ler. Eu não conhecia a obra e parece ser uma ótima leitura. Gostei da sua resenha!
Abraços
Eu sou uma apaixonada por poesias incorrigível, ainda mais quando se conta tanto com o talento de José Fernando Guedes. Li alguns trechos de Revoada de uma amiga e foi apenas amor o que pude sentir. É muito legal perceber como as palavras nos tocam com facilidade mesmo com temas mais singelos e simples. Coisa única e momento raro né? Digníssimo o post, adorei!
ResponderExcluirSuas resenhas além de serem sempre bem feitas é um convite a mais para uma boa leitura com certeza, estou nesse momento lendo um e já com outro em espera, mas vou favoritar esse que você resenhou para uma leitura futura
ResponderExcluirBjs (•_•)
Olá não leio muito poesia mais esse livro me parece ser muito bonito, adorei suas impressões sobre ele beijos!
ResponderExcluirOi Evandro,boa noite!
ResponderExcluirAinda não li José Fernandes Guedes,mas "A revoada" eu quero ler,adoro poesia.
As poesias do livro me parecem belíssimas,pelo pouco que li aqui,me encantei!
Obrigada pela dica de leitura!Abraço.
Fiquei encantada com a delicadeza que vc expõe trechos e passagens do livro A Revoada.Pude perceber o quanto profundo e cheio de plenitude o livro me reserva nesta leitura.Eu adoro poesia com profundidade e sinceridade como as que li aqui,com certeza será mais um livro que vou procurar para desfrutar aparentemente de uma boa leitura!!Grande Beijo!!
ResponderExcluirOlá Evandro
ResponderExcluirComo sempre, a presentear-nos com escrita de muita qualidade, tanto nos seus resumos como nos livros apresentados. Poesia não é a minha leitura habitual, mas vez ou outra quando me vem parar às mãos, eu leio e muitas vezes acabo por gostar. Penso iria ser o caso, acaso lesse "Revoada"! Parabéns a ambos
ola tudo bem ? Não custumo ler poesia , mais a maneira que voce descreve a REVOADA , me encantou. A capa tem um ar de paz e acredito que a poesia tambem . Bjsssss
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirEu adoro poesia. Suas boas resenhas sempre me faz querer ler o livro que você nos apresenta. E com esse não foi diferente. E como você mesmo disse, a capa é simples, mas muito bonita. Casa perfeito com o título. Com certeza uma ótima dica de livro.
Abrçs
Olá Evandro!Que maravilha este livro do José Fernando Guedes,adoro poesias,gostei da capa a simplicidade a fez encantadora,mais uma dica de livro perfeita.Bjs
ResponderExcluirNão conhecia o autor José Fernando Guedes, gostei muito da sua apresentação sobre o autor.
ResponderExcluirA resenha está maravilhosa mostrando a maestria das poesias que o autor escreve, amei a delicadeza da poesia Sakura.
Tem muito sentimento em cada palavra, fala sobre o amor com suas dores e felicidades com muita delicadeza.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu amo poesias, amo a forma que ela nos expressa tantas coisas em poucas letras e esse livro parece ser assim. Não tinha visto sobre o livro, nem o autor mas estou bastante curiosa sobre.
Sua resenha está ótima, parabéns!
Beijos!
Adorei o livro sou o tipo de pessoa que preza muito uma boa poesia acho muito interessante amei beijos
ResponderExcluirSuas resenhas são muito boas que da até vontade de ler todos os livros de uam só vez, mas calma, deixa eu colocar a minha agenda em ordem para depois começar uma boa leitura
ResponderExcluirAbraços
Rafael
Excelente dica de leitura...adoro poesia e o qur me chamou a atenção foi a capa: singela e transmite paz.
ResponderExcluirOlá, como está?
ResponderExcluirSou honesto consigo, poesia não é muito o meu forte, é muito raro eu gostar de poemas, esse livro pareceu interessante!
Até hoje, só tenho 1 livro de poesia na minha estante e nunca o li kkkk
Acho que o vou ler daqui para a frente;
Abraço grande :)
Não conhecia esse autor e nem essa história, gostei da resenha, é sempre bom conhecer novas histórias e autores, levamos um pedacinho de cada um através de resenhas, já que nem sempre conseguimos ler todos os livros que são belos.
ResponderExcluirHey!
ResponderExcluirQue excelente dica! Fiquei encantada pela obra, mesmo não conhecendo o autor, concordo quando diz sobre a sensibilidade dele em expressar os sentimentos, pude ver claramente nos trechos citados. Sakura foi um poema muito interessante também, vou pesquisar mais da obra.
beijos.
Olá,querido amigo!!
ResponderExcluirEu amo poesias!! A poesia é um universo fantástico que só enobrece as pessoas.
Eu não conhecia o José Fernando Guedes,mas o seu livro REVOADA deve ser muito bom!! É bom mostrar os sentimentos e emoções através da poesia.
Parabéns amigo pela resenha e por nos indicar mais uma excelente leitura.Bjssss
Oi, tudo bem? Gosto muito de poesias. Ainda mais quando o livro é assim bem curtinho, fácil de ler. Ainda não conhecia o autor mas pela sinopse fiquei bem curiosa para conferir seus textos. Impossível não pensar nas lindas florzinhas ao ler Sakura. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirQUELINDO GOSTO MUITO DE ESCRITAS ASSIM PETICAS E TAO BOM ADOREI CONHECER MAIS DELE
ResponderExcluirOi, Evandro, tudo bem?
ResponderExcluirMenino, amo ler tuas resenhas, pude visualizar um pouco do livro e amei demais. Sou apaixonada por poesia, acho os autores tão sensíveis às coisas mais simples da vida. E pela sua descrição, pude perceber a leveza, mas também a profundidade com que o autor conduziu sua poesia. Quero esse livro pra mim! ^^
Anotei já.
Um abraço.
Achei delicado e ao mesmo tempo forte.
ResponderExcluirSensível demais e ao mesmo tempo realista.
Fiquei com muita vontade de ler!
<3
olá tudo bem ? Não conhecia a obra , gostei da mistura de sentimentos que ela transmite.Suas resenhas são otimas , ver a imagem da escrita me faz sentir estar folhando o livro . Abraços
ResponderExcluir