O segredo da cidade confundido como o meu segredo.
O passado da cidade conduzindo-me para o meu passado.
Mergulho na região do espanto foi o meu primeiro contato com a escrita de Rui Mourão. O livro publicado em 2015 pela Editora UFMG surpreende pelo primor com o qual o autor movimenta o personagem diante do enredo, construindo (e desconstruindo) seu perfil, possibilitando ao leitor experimentar diversas perspectivas até se deparar com seu belo e bem construído desfecho. É um enredo que nos leva ao encontro da cidade de Ouro Preto, suas belezas e a história de sua formação, mas acima de tudo mostra a busca alucinada de um homem pela redescoberta de sua essência.
Rui Mourão nasceu em Bambuí, Minas Gerais. Com sólida e reconhecida carreira no mundo literário, o autor possui vários romances e ensaios publicados, tendo recebido diversos prêmios por suas obras. Entre todas as honras, foi considerado Homem do Ano no Brasil em 2009 e 2010, pelo American Biographical Institute, por excepcional contribuição para a literatura e a museologia.
Em Mergulho na região do espanto acompanhamos a força dos sonhos, principalmente daqueles que não se realizam. A frustração de um homem que passou a vida inteira a cuidar da mãe desde que perdeu o pai de forma repentina. O anseio da juventude em tornar-se um escritor reconhecido foi abdicado ao assumir a responsabilidade pela família e dedicar-se à sólida carreira na área contábil. Desde então um enorme vazio foi tomando o lugar de seus sonhos, tornando-o recluso de suas obrigações como filho dedicado.
As pessoas que insistem em muito querer ver só encontram o mesmo de sempre.
Mas, cedo ou tarde, o destino nos cobra pelas escolhas que fazemos. Com a tristeza pela morte da mãe, agravada pelo ócio da aposentadoria, encontrou-se diante de uma existência sem sentido. Depois de se mudar para Belo Horizonte não conseguiu desatar os laços que o prendia a Ouro Preto, onde passou grande parte de sua vida. Tendo morado muito tempo na região que fora o principal centro da
exploração do ouro na colônia, nutriu uma obsessão crescente pelo
passado da cidade. Uma simples questão lhe atormentava a
cabeça: por que, entre todas as riquezas materiais presentes no
mundo, o ouro, desde quando passou a ser conhecido, jamais deixou de ser o mais valioso?
Mesmo sabendo que em torno de nós somente existe mistério,
a realidade é mais complexa do que imaginamos (...)
Entregue à dedicação exaustiva com os estudos sobre o passado da região, ele cruza o perigoso limite da realidade conhecida. Na penumbra do quarto uma aparição inesperada, sem saber se sonho ou realidade, uma visita que lhe convocou para retornar urgente a Ouro Preto, onde estava sendo esperado. O dolorido regresso à cidade onde se encontrava sepultada a mãe, lhe remetia a tempos remotos. Misteriosos encontros com figuras históricas dos séculos passados, quando a cidade ainda era chamada de Vila Rica, resgatariam fatos relacionados à descoberta do ouro na região, a formação dos primeiros garimpos e até a conspiração sobre o domínio português na antiga colônia.
Jamais podemos eliminar o descompasso entra a vida que dentro de nós nos
agasalha e a que o mundo, invariavelmente na forma de surpresa, nos vai
oferecer.
Mourão transita por uma linha tênue que separa a realidade da loucura, fazendo o leitor se inserir no desespero de um homem em busca de respostas, guiando-se por impulsos que desconhece. O personagem revive seus dramas pessoais, tendo como pano de fundo a história do ouro, mergulhando em uma viagem de autoconhecimento em busca da sua redenção. O livro Mergulho na região do espanto é uma experiência de leitura fascinante e uma grande homenagem a Ouro Preto. Esse é o terceiro livro que completa uma trilogia sobre a cidade, que teve início com Boca de Chafariz, seguido de Quando os demônios descem o morro. A leitura pode ser feita de forma independente, sem vínculo direto com as obras anteriores.
Humano, acabei hospedeiro de todas as fraquezas.
O livro contém um enredo bem construído, sendo narrado em primeira pessoa. O estilo de Mourão nos lembra os grandes clássicos nacionais, com vocabulário rico e uma belíssima estrutura nos parágrafos. O autor organiza suas ideias, mantendo uma linguagem de fácil entendimento, deixando o contexto histórico muito bem encaixado dentro do romance, misturando realidade e ficção. São 341 páginas em uma edição simples, mas bem elaborada. As páginas são amareladas e a fonte de tamanho confortável. Recomendo aos apreciadores de boa leitura.
Autor: Rui Mourão
ISBN 9788542301427
Edição 1 (2015)
Dimensão: 20 x 2 x 14 cm
Onde Comprar:
Informações sobre o Autor:
Rui Mourão lecionou
Literatura Brasileira na Universidade de Brasília e nas Universidades de
Tulane, Houston e Stanford, nos Estados
Unidos. Participou dos movimentos das revistas literárias Vocação e
Tendência, tendo sido diretor desta última. É membro da Academia Mineira
de Letras. Foi editor do Suplemento Literário do Minas Gerais, chefe do
Departamento Cultural da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais,
diretor-executivo da Fundação de Arte de Ouro Preto, coordenador do
Grupo de Museus e Casas Históricas da Fundação Pró-Memória em Minas
Gerais e coordenador do Programa Nacional de Museus, as duas últimas
funções acumuladas com a de diretor do Museu da Inconfidência, cargo que
ocupa desde 1974.
Prêmios:
Prêmio Cidade de Belo Horizonte em 1956 e 1971; Troféu Francisco Igreja,
da União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro; Reconhecimento
Especial do Pégaso, na Colômbia, em
1994; Ficção 2002, da Academia Brasileira de Letras; Centenário de Maria
Helena Cardoso, da Academia Mineira de Letras, em 2002; Prêmio Governo
de Minas Gerais de Literatura, pelo conjunto de obras, em 2013; Medalha
da Ordem do Mérito Cultural, em 2015.
As raízes, Curral dos crucificados, Cidade Calabouço, Jardim pagão, Monólogo do escorpião, Servidão em família, Boca de chafariz, Invasões no carrossel, Quando os demônios descem o morro, Mergulho na região do espanto.
O autor publicou também diversos ensaios.
Romances Publicados:
As raízes, Curral dos crucificados, Cidade Calabouço, Jardim pagão, Monólogo do escorpião, Servidão em família, Boca de chafariz, Invasões no carrossel, Quando os demônios descem o morro, Mergulho na região do espanto.
O autor publicou também diversos ensaios.
Um autor nacional nos presenteando com uma belíssima obra que retrata um pouco da história do nosso país, que sensacional! Infelizmente não costumamos valorizar os nossos e nem mesmo a nossa história, mas seria um ótimo investimento dar um voto de confiança para essa história que parece ter muito a mos ensinar! Obrigado por essa resenha fantástica! Abraços 😊
ResponderExcluirObrigado pelo carinho, Amilton.
ExcluirQue história! Sempre bato palma com suas publicações de autores nacionais, pois amo quando tenho a chance de valorizar talentos que vieram de onde nasci, me dá muito orgulho. Esse livro ainda fala sobre Ouro Preto pra encantar ainda mais e trabalha com o personagem de forma linda, para dizer de forma mais simples. Eu amei a sua resenha, ficou realmente ótima!
ResponderExcluirObrigado, Daiana. Temos sempre que valorizar nossos talentos.
ExcluirOi Evandro,
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Desconhecia o livro, e não acho seja um livro que eu gostaria de ler, devido ao tema. Mas gostei de conhecê-lo através de suas palavras.
Adorei sua escrita.
Beijos
Obrigado pelo comentário. Atualmente temos ótimos autores nacionais em todos os gêneros. Indique esse para os amigos que curtem o estilo.
ExcluirOi tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a leitura mas dessa vez dispenso a dica afinal não é meu gênero. Mas gostei bastante da sua opinião sobre o livro.
Beijos
Obrigado pelo comentário, Tais. Indique para os amigos que gostam do gênero.
ExcluirOlá!! Gostei demais. Essa leitura é maravilhosa, bom para conhecermos um pouco a história e aprendermos sempre.
ResponderExcluirbeijocas.
www.meumundosecreto.com.br
É bem legal, conhecemos detalhes da história sem se tornar algo cansativo.
Excluirola , tudo bem?
ResponderExcluirsou fã de escritores nacionais que contam historias que se passam em nossos pais com um bom contexto. A mistura a realidade com ficção me atrai . bjssss
Eu também gosto muito da mistura de realidade e ficção. obrigado, Lanizinha.
ExcluirOlá, parabéns para o Brasil, o autor parece muito bom!
ResponderExcluirNão aprecio muito quando a história mistura o real com algo que não é real, mas não digo que leria, aliás, fiquei curioso!
Quem não gosta de ler?
Bjs
Olá, José. A mistura ficou muito bem equilibrada e o resultado ficou ótimo. Obrigado pela participação.
ExcluirGostei da parte em que não possui vínculos com outras obras, assim temos mais flexibilidade em escolher qualquer livro do autor. Esse livro parece ser bem bacana. Adorei seu post!
ResponderExcluirBeijos!
Oi, Priscila. Poder ler as obras em separado é muito bom. Muitos autores erram quando fazem os livros dependendo do anterior.
ExcluirEsse livro parece ser bem legal não conhecia mais já adicionei a minha listinha pessoal para ler também
ResponderExcluirBlog Paula Oliveira \ Facebook
Obrigado pela participação, Paula. Que bom que gostou.
ExcluirBoa tarde, como vai? Confesso que ainda nao conhecia esse livro e nem o autor, mas achei bem interessante a proposta desse livro, pois ele nos tras uma história bem interessante. beijos
ResponderExcluirÉ uma história bem interessante sim, e o final bem surpreendente.
ExcluirOi tudo bem? Ainda não li mais parece ser um bom livro, a história em si é interessante, anotado com certeza vou procurar esse livro. Sucesso, beijos
ResponderExcluirObrigado, Ade. Confira sim. Caso tenha oportunidade não deixe de ler.
ExcluirOi, Tudo bom?
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e tão pouco o autor, mas nossa eu quero tanto ler, fiquei muito interessada, parece ser muito bacana.
Beijos, Joyce de Freitas.
Que bom que gostou, Joyce. Obrigado por comentar.
ExcluirNão é um livro que eu conhecia e tenho o costume de ficar olhando muito a biblioteca na escola e em livrarias. A capa não é das que faria eu parar para olhar, mas sua resenha ficou MUITO, MUITO BOA!
ResponderExcluirBEIJO☆
A capa é bastante simples sim, é passa a ideia de um enredo mais pesado do que realmente é. Mas a trama vai bem além do ângulo representado.
ExcluirOlá Evandro, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o autor, mas já fiquei muito encantada. Eu adoro livro com essa pegada, que nos fazem passear junto com o narrador entre a linha tênue da realidade e da loucura. Obras assim sempre despertam o nosso interior e acabam nos alimentado de coisas boas, ao fim. Também gostei de saber que a narrativa lembra um pouco os clássicos, isso é maravilhoso. Como sempre, adorei sua resenha. Muito bem escrita e detalhada!
Beijos!
Fiquei bastante surpreso com o rumo que o autor tomou logo nas primeiras páginas, imaginava algo completamente diferente. Foi uma surpresa muito agradável.
ExcluirOii, tudo bem?
ResponderExcluirO tema é extremamente curioso, a resenha ficou muito boa, com certeza lerei! Parabéns!
É bastante curioso mesmo. Vc não tem ideia do universo que o autor nos insere, não contei detalhes para evitar spoilers.
ExcluirGente, como nunca li nada deste autor...excelente! adoro ser apresentada à autores novos, amo ler e me parece ser excelente esse livro.
ResponderExcluirEu também gosto muito de conhecer bons autores. Conhecer o talento do Rui Mourão foi um presente maravilhoso.
ExcluirConfesso que não conhecia o livro ou autor, mas gostei bastante da sua resenha!
ResponderExcluirMuito obrigado. Fico muito feliz que tenha gostado.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAdorei sua resenha, não tinha ouvido falar do livro e nem do autor.
Mas fiquei muito interessada na forma como o autor leva o livro.
Parabéns pela resenha!
Obrigado, Mari. Que bom que gostou.
ExcluirOlá!! Tudo bem?
ResponderExcluirGostei da resenha! Gostei da história do livro também. Vc escreve muito bem!!
Obrigado, Alessandra. Fico feliz com o elogio.
Excluiramei sua resenha,você escreve muito bem eu não conheço este livro e nem o altor, mais você fez uma resenha tao bacana que me deu vontade de conhecer
ResponderExcluirMuito obrigado, Daiane. Fico muito feliz com o elogio.
ExcluirNossa, fiquei feliz em ver que é daqui da UFMG, pertinho de mim hahaha. Achei o livro interessante e que prende nossa atenção! Parabéns pela resenha, eu amei demais!
ResponderExcluirÉ um livro muito bem escrito, Renata. Minas Gerais está de parabéns, pois sempre vejo coisas boas vindo daí.
ExcluirAmado fico muito feliz quando vejo um autor Brasileiro, parabéns! adorei! parabéns pela resenha que me deixou muito curiosa de ler, beijinhosssssss
ResponderExcluirObrigado, Rúbia, pelo comentário.
Excluirque show amado deve ser top este livro
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirQue livro maravilhoso do Rui Mourão, um livro que encanta só em ver a capa como é bom poder conhecer mais um autor nacional. A história fascina a gente, gostei muito da resenha foi um prazer conhecer o autor Rui Mourão, abraços.
ResponderExcluirOlá, Lucimar. É mesmo um grande prazer conhecer um autor tão talentoso como o Rui Mourão que cria um belo enredo tendo como cenário a cidade de Ouro Preto.
ExcluirOlá Evandro!Gosto muito das suas resenhas pois você sempre nos deixa envolvidos com as histórias e com vontade de saber mais sobre a mesma,esta me parece bem fascinante,achei legal também a homenagem a Ouro Preto e a capa pela simplicidade ficou bem atrativo.Parabéns ao autor Rui Morão!Bjss
ResponderExcluirObrigado, Maria. Suas palavras me deixaram muito feliz. É uma bela homenagem à cidade mesmo.
ExcluirQUE LIVRO BOM,PELA RESENHA JÁ ESTOU COM VONTADE DE LER,ACHEI A HISTORIA MUITO BOA,PARABÉNS PELA RESENHA E PELA POSTAGEM.
ResponderExcluirObrigado, Nil. Que bom que gostou. Leia sim, vc vai gostar ainda mais.
ExcluirQue livro intrigante e inspirador!
ResponderExcluirAchei bem bacana, e fiquei com muita vontade de ler.
Bem o estilo que eu gosto!
Que bom que gostou, Ana. Fiquei bastante surpreso e intrigado com os rumos que o autor tomou no enredo. Muito interessante.
ExcluirÉ tão intrigante é tão intrigante esse mistério que me deu vontade de ler o livro falando sobre passado falando sobre saber sua própria Essência isso tudo é interessante gostei gostei da resenha
ResponderExcluirO autor foi muito feliz ao conduzir o enredo. obrigado pelo comentário, Katia.
ExcluirOlá, Evandro!
ResponderExcluirCaramba, esse livro parece muito bom! Não conhecia a editora, vou dar uma pesquisada.
Parabéns pela resenha!
Abraço,
Preguiça Literária
Olá, Lorena. É o primeiro livro que leio da editora também, mas com certeza quero conhecer outros.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, e parece realmente muito bom e bem escrito.
Apesar de não ser obtido de leitura que faço, achei ótimo.
Olá,Ludmila. Gostando do estilo, com certeza o leitor gostará da história. Quem sabe uma hora dessas vc não experimenta.
ExcluirOlá Evandro,boa noite!
ResponderExcluirNunca li nada de Rui Mourão,pra falar a verdade,eu nem o conhecia!
Se o estilo do autor lembra os grandes clássicos e ainda por cima a linguagem é de fácil entendimento,como vc diz na resenha,a vontade de ler
só aumenta.
Obrigada por mais uma excelente dica de leitura!
Abraço.
Olá, Ana. Obrigado pelo comentário. Sim, a narrativa nos lembra os antigos e bons clássicos. É difícil de ver atualmente.
ExcluirEvandro com certeza vou querer ler esse livro, pois a sua resenha me deixou super interessada ainda mais sabendo que o autor Rui Mourão é ganhador e merecedor de vários prêmios.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar
Bjs (•_•)
Olá, Minda. O autor coleciona prêmios. Infelizmente nossos autores, muitas vezes, precisam ser reconhecidos lá fora para ganhar um espaço nas mídias nacionais.
ExcluirNão conhecia Rui Mourão, mas fiquei encantada com a resenha. Será interessante saber mais da história de uma parte de nosso Brasil e ainda viajar pela mente desse personagem para parece super interessante.
ResponderExcluirExatamente isso, Anna. O autor foi extremamente feliz na construção do enredo e da personagem.
ExcluirOi,
ResponderExcluirComo é bom conhecer novos autores brasileiros. Sua resenha sobre a obra do autor Rui Mourão me deixou muito curiosa para saber mais sobre a leitura. O título já nos faz querer ler o livro.
Abrçs
Obrigado, Marcia. Você também tem um grande talento e sabe o quanto é importante esse espaço para divulgar nossos autores. Eu também gosto muito do título e só lendo pra entender o porque da escolha.
ExcluirOi não conhecia o autor fiquei interessada depois de ler a resenha,isto porque estou me dedicando a ler mais a literatura brasileira e ultimamente tenho me surpreendido com novos autores,que escrevem com a alma.O tempo e o trabalho andaram me derrotando mas estou aos poucos voltando aos livros,obrigada pela dica tão preciosa.abraços.
ResponderExcluirTania, a cada dia fico mais surpreso em ver o quanto nossos autores estão se destacando e lançando ótimos livros de todos os gêneros. Isso é muito bom mesmo.
ExcluirAté que enfim Evandro você fez uma resenha do meu tio Rui Mourão (brincadeirinha, risos), apesar do sobrenome ser igual não é da família não, mas com certeza vou ler esse livro que pela sua resenha demonstrou ser de uma boa leitura, além é claro do premiado escritor que sempre faz trabalhos maravilhosos
ResponderExcluirAbraços
Rafael
Bem que o nome não me soava estranho, Rafael. Então é seu tio? rsrs Ele é um cara de muito talento. Obrigado pelo comentário.
ExcluirOuro Preto é uma cidade linda, da minha querida Minas Gerais,estado de onde vim,que bom que possui uma linguagem de fácil entendimento,essa estória com realidade e ficção juntos me despertou muito a vontade de ler, muito boa sua resenha.Sucesso a você e ao autor do livro
ResponderExcluirOlá,amigo!!
ResponderExcluirMais um autor apresentado aqui no blog do Evandro,o Rui Mourão.
O seu livro Mergulho na região do espanto,com certeza é uma ótima leitura, que enriquecerá mais e mais o nosso conhecimento.
Parabéns amigo por nos indicar mais uma excelente leitura.Ótima resenha.Bjsssss
Com certeza deve ser uma excelente leitura, essa ideia de misturar realidade com ficção muito me atrai, não conhecia Rui Mourão, mas com certeza me foi apresentado de uma boa forma, ele tem vários prêmios legais né.
ResponderExcluirSuas Resenhas são sempre boas, ja da vontade de ler o livro!
ResponderExcluirAdorei a pegada de Misturar a Realidade e a Ficção!
bjúús