Foi-se o amor
Que o trouxe vivo até ali
(...)
(trecho de Superação)
O poeta é um ser especial que percebe o invisível. Parece viver em outra dimensão, observando as sutilezas das coisas. Pequenos detalhes ganham forma nas palavras, tornando-se bálsamo para nossos ouvidos, encantam nossos corações e enchem a vida de beleza.
Censuram-me a ausência
Quando sempre tive vontade
De estar presente
(...)
(trecho de Juízo Antefinal)
Em Laminário, publicado pela Editora 7 letras, Margarida Patriota mistura palavras e ritmos, apresentando a magia da poesia com uma intensidade eloquente. Ao mesmo tempo simples e elegante, seus versos têm personalidade própria e a essência do encanto. Escolhi três poesias para compartilhar de forma completa com vocês ao longo do post, espero que gostem.
A sensibilidade já começa pela capa, com foto lindamente feita por Ana Migliari: tecido, agulha e linha, em um trabalho aparentemente simples, onde diversos temas serão apresentados em uma delicada costura, revelando porém, à cada página, a força da poesia de Margarida Patriota.
A autora lecionou, por muitos anos, sobre Poesia Francesa na Universidade de Brasília. Apresenta o programa Autores e Livros¹ na Rádio Senado há vinte anos. Com a experiência de 28 livros publicados, entre prosas, ensaios e ficção, e alguns prêmios literários conquistados, Margarida Patriota, resolveu dedicar seu mais novo lançamento à poesia. Os versos, em sua maioria curtos, possuem riqueza de vocabulário, beleza e imponência que surpreendem ao fim de cada linha.
Partiu felino
Sem encarar
Nem murmurar adeus
Partiu exalando
Cômodo fora
A colônia que lhe dei
(...)
(trecho de Sentença)
Em 102 poesias que passeiam por temas diversos, a autora presta singelas homenagens, fala de amores, saudade, superações, violência e atualidade. Margarida consegue tecer uma linha que liga cada leitor à sua arte. Com a mesma facilidade com a qual lembra Da Vinci, não se esquece da bala perdida e relacionamentos virtuais. A edição da 7 letras está um verdadeiro presente. As folhas são amareladas, as letras de tamanho e espaçamento confortáveis. É um livro de qualidade para quem aprecia boa poesia. Recomendo.
(...)
Eu sou a rancorosaSem encarar
Nem murmurar adeus
Partiu exalando
Cômodo fora
A colônia que lhe dei
(...)
(trecho de Sentença)
Em 102 poesias que passeiam por temas diversos, a autora presta singelas homenagens, fala de amores, saudade, superações, violência e atualidade. Margarida consegue tecer uma linha que liga cada leitor à sua arte. Com a mesma facilidade com a qual lembra Da Vinci, não se esquece da bala perdida e relacionamentos virtuais. A edição da 7 letras está um verdadeiro presente. As folhas são amareladas, as letras de tamanho e espaçamento confortáveis. É um livro de qualidade para quem aprecia boa poesia. Recomendo.
(...)
A amarga
A mal-amada
A viúva solitária sem aliança no dedo
Meu único bem morreu
E minha voz desafinada
Faz-me péssima companhia
(Trecho de Espelho Meu)
Margarida Patriota é autora, entre outros, dos juvenis Uma voz do outro
mundo (Ed. Dimensão), agraciado com o Premio João de Barro, e Enquanto
aurora (7Letras), Prêmio UBE/RJ, ambos com expressivas vendas para o
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Seus livros mais recentes
são a novela U´Yara, rainha amazona (Saraiva); o romance A lenda de
João, o assinalado (Topbooks), inspirado no poeta Cruz e Sousa; a
tradução para o português do romance de Henry James, A herdeira
(7Letras); e Autores e Livros na Rádio Senado (Ed. Senado Federal),
reunião de suas melhores entrevistas com outros escritores à frente do
programa do mesmo nome, que ela produz e apresenta, há 20 anos, na Rádio
Senado.
¹O programa “Autores e Livros” é apresentado todos os sábados (17h00) e domingos (9h00), na Rádio Senado Federal 97.1 FM (que também pode ser ouvido pelo site www.senado.gov.br/radio).
Laminário
Margarida Patriota
Editora 7 Letras
112 páginas - 21cm
Poesias
1ª Edição (2017)
ISBN 9788542105483
Contatos da Autora
Onde Comprar
* Livro cedido gentilmente pela Oasys Cultural
Não conhecia o livro nem a autora mAis me parece muito bom adorei viu linda beijos sucesso
ResponderExcluirSuper bom conhecer livros e autores novo, que é o meu caso. Parabéns pelo post, a partir dele descobrimos um pouco mais da obra que aparenta ter um grau lindo de ser interessante. Beijos <3
ResponderExcluirGostei bastante de conhecer a autora e o livro! Não os conhecia, mas é sempre bom experimentar coisas novas. Meus parabéns!
ResponderExcluirBeijos!
Oi tudo bem?
ResponderExcluirNão sou muito de ler livros de poemas mas esse parece ser bem sensível e emocionante, não conhecia a autora mas vou procurar mais sobre as obras dela.
Beijos
Gosto muito de livros de poemas, os poemas nos faz viajar pelas palavras, são encantadora o livro da autora Margarida Patriota é magnífico. A sua escrita é perfeita nas palavras, poesias são é uma leitura sempre bem vinda. Gostei muito de conhecer a autora Margarida Patriota, foi um prazer conhecer essa excelente escritora, bjs.
ResponderExcluirOlá, Como vai? Confesso que não sou muito de ler livros de poemas, mas esse parece ser bem gostoso de se ler. Também não conhecia a autora, Margarida Patriota, mas me parece que tem um talento nato!
ResponderExcluirAbraços
www.biashaina.com.br
Olá!
ResponderExcluirNão sou muito de ler poesia, tenho uma enorme dificuldade de concentração e interpretação com este tipo de texto, mas esta parece ser uma obra de qualidade.
Dica anotada.
Beijos
Adorei a proposta do site.As poesias me tocaran profundamente!!Vou visitar muito mais vezes!!!Grande Beijo
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei o jogo de palavras que Margarida Patriota faz, ela fala o que todo mundo tem vontade de falar mas não sabe como ou não tem coragem, mas de uma forma poética e suave, com aquele eufemismo sarcástico que eu adoro. :v Como no trecho de Juízo Antefinal onde ela se refere às pessoas que falam mal dela pelas costas.
Mão sou muito de ler poesia, mas sua resenha esta muito boa.
ResponderExcluirAssim parece ser otimo de ler.
Olá,
ResponderExcluirNão costumo ler muito do gênero porque simplesmente acho que não consigo captar a essência que realmente os autores gostariam de passar com suas obras e acabo me sentindo perdida.
Desconhecia a obra e também a Margarida, mas seu currículo é bem extenso e fiquei curiosa para conhecer as obras de ficção que a autora possui.
LEITURA DESCONTROLADA
olá! Não conhecia este livro, mas amo muito poesias, quando um livro aborda vários temas é melhor ainda! Parabéns pela resenha! Abraços.
ResponderExcluirA capa em sí está um encanto de tão delicada, fazer poemas e poesias são verdadeiramente, gostei de conhecer, irei mostrar seu post para minha sogra que ama esse estilo de livro. beijos.
ResponderExcluir